Por Estela Mendonça
Os aspectos emocionais na dermatologia tem sido alvo de muitas pesquisas e estudos pelo mundo. No artigo científico “Beyond beauty: Neurocosmetics, the skin-brain axis, and the future of emotionally intelligent skincare, publicado em maio, os autores posicionam os neurocosméticos como uma fronteira na interseção da neurociência, dermatologia e psicodermatologia, que visam direcionar o eixo pele-cérebro para melhorar não apenas a saúde da pele, mas também o bem-estar emocional.
“A pele contém uma variedade de receptores de neurotransmissores e neuromediadores, incluindo serotonina, dopamina, hormônio liberador de corticotropina, substância P e β-endorfinas. Estes não estão presentes apenas nas terminações nervosas cutâneas, mas também são produzidos por queratinócitos, melanócitos e células imunológicas”, dizem os autores.
Entre os ingredientes neuroativos, o artigo cita peptídeos biomiméticos, canabinóides, extratos vegetais adaptógenos e moduladores sensoriais, além de apontar como promissores ativos de cuidados com o microbioma para tratar problemas da pele relacionados ao estresse.
O artigo também aborda o uso da Inteligência Artificial para a personalização dos tratamentos, já que ela pode detectar biomarcadores emocionais (expressões faciais, temperatura da pele) e adaptar cuidados conforme o estado emocional.
“À medida que esse campo amadurece, ele tem o potencial de ser reconhecido não apenas como uma inovação na ciência da formulação, mas também como uma área distinta de pesquisa translacional, unindo mecanismos neurocutâneos, farmacologia sensorial e saúde digital para redefinir a saúde da pele como uma interação dinâmica entre estrutura, função e afeto”, concluem os autores.
Abordagem holística
Na avaliação de Amanda Felippe, gerente de contas da Mintel, a psicodermatologia, um termo novo no universo da beleza, e os neurocosméticos vêm transformando a indústria de beleza, promovendo uma abordagem holística e personalizada. “O Brasil está bem posicionado para inovar nesse segmento, dada a abertura dos consumidores para novas soluções e bem-estar integrado”.
Amanda Felippe, gerente de contas na Mintel
Amanda define a psicodermatologia como uma disciplina em evolução, que une dermatologia e psiquiatria, reconhecendo que fatores biológicos, psicológicos e sociais influenciam a saúde da pele. Estudos mostram que o estresse está ligado a diversas condições cutâneas, como acne, psoríase, eczema e rosácea, além de sintomas como vermelhidão e inchaço. “Esse campo está ganhando destaque não só entre médicos, mas também na indústria cosmética, que busca soluções que promovam bem-estar emocional e físico”.
A executiva destaca a tendência global “NeuroGlow” da Mintel, que aborda a crescente valorização da conexão mente-pele, com consumidores buscando rotinas de beleza que também promovam alívio do estresse, relaxamento e benefícios para a saúde mental. Práticas como aromaterapia, texturas sensoriais e rituais personalizados estão sendo incorporadas em produtos e rotinas de beleza.
Como exemplo de produtos, Amanda cita a linha Just Human, que utiliza neuropeptídeos e probióticos, prometendo não só melhorar a aparência, mas também proporcionar sensação de bem-estar, e o Sereko Clarifying Serum, produto que afirma nutrir o bem-estar físico e mental, reforçando a proposta de cuidar da pele e da mente simultaneamente. Do Brasil, ela destaca o CARE Natural Beauty Night Oil, neurocosmético com ingredientes ativos que aumentam ß-endorfinas, hormônios com propriedades calmantes e antiestresse, auxiliando na reparação da pele.
Dados de consumo e comportamento da Mintel reforçam a tendência: dos usuários brasileiros de skincare facial, 42% querem produtos que resolvam preocupações específicas da pele, indicando abertura para soluções inovadoras e personalizadas. Além disso, a busca por produtos com benefícios para o humor e bem-estar está crescendo: “Globalmente, 70% dos usuários de cuidados pessoais nos EUA estão dispostos a pagar mais por produtos com qualidades que elevam o humor”, conta Amanda, que também destaca que, no Reino Unido, 20% dos adultos com rotina de beleza/grooming usam esses momentos para relaxar ou praticar mindfulness e 15% buscam benefícios de aromaterapia em skincare.
Microbioma da pele e bem-estar mental
Um novo estudo da Unilever em parceria com o Centro de Inovação em Microbioma e o Laboratório de Cérebro e Comportamento da Universidade de Liverpool, publicado este mês no British Journal of Dermatology, é o primeiro a descobrir o papel do microbioma da pele e o bem-estar psicológico, mostrando que as concentrações de micróbios benéficos específicos que vivem na pele, particularmente a Cutibacterium, estão ligadas ao bem-estar psicológico. Vários produtos da Unilever já se beneficiam desses insights, incluindo sabonetes líquidos, desodorantes e produtos de beleza em marcas como Dove, Vaseline, Pond’s e Dermalogica.
Jason Harcup, diretor de P&D para Beleza e Bem-Estar na Unilever
‘Nossos resultados revelam que uma maior abundância relativa de Cutibacterium está associada a um maior bem-estar, redução do estresse e melhora do humor em várias regiões do corpo, sugerindo pela primeira vez que o microbioma da pele pode afetar o bem-estar mental”, afirma Jason Harcup, diretor de P&D para Beleza e Bem-Estar da Unilever, destacando que esses insights mais recentes apoiam o conceito emergente do eixo pele-cérebro. “Ao avançar nosso conhecimento científico do eixo pele-cérebro, o objetivo é desenvolver produtos holísticos que melhorem o bem-estar de nossos consumidores, por dentro e por fora”.
Pele zen
Voltado a combater os impactos do estresse na pele, a Genomma Lab acaba de lançar o creme Cicatricure Neuro-Zen. Com melatonina e niacinamida, a novidade suaviza rugas de estresse, deixando a aparência visivelmente mais descansada, segundo a percepção de 100% das participantes dos testes, além de 94% relatarem redução visível das rugas.
“O lançamento está em linha com uma tendência global, especialmente forte na Ásia e Europa, que começa a ganhar espaço na América Latina: a busca por produtos que integram ciência, bem-estar emocional e resultados visíveis”, afirma Camila Vieira, gerente de marketing da marca, acrescentando que o Cicatricure Neuro-Zen foi pensado para mulheres mais jovens, que já sentem os impactos do estresse no rosto mesmo antes das rugas da idade.
Aumento de energia
Estudos realizados pelo núcleo de Ciências do Bem-Estar e Neurociências da Natura demonstram crescimento de até sete vezes no aumento de energia após o uso dos produtos da nova linha Tododia Energia, comprovadamente capazes de ativar mente e corpo.
“A neurociência permite o estudo de comportamentos complexos, como emoções, sendo de extrema importância para a comprovação de resultados sobre a experiência dos consumidores diante do uso dos produtos. Ao focar em cuidados integrais, vamos além da super-hidratação e sensorialidade agradável que já oferecemos e pensamos em nosso consumidor como um todo e proporcionamos uma experiência completa de bem-estar específica para o que ele precisa”, diz Tatiana Ponce, vice-presidente de marketing e líder P&D da Natura.
Hidratante antiestresse
A Matter of Monday lançou nos EUA uma nova linha de cuidados com a pele projetada especificamente para combater os problemas modernos da vida profissional: estresse, fadiga e danos causados por telas digitais. Entre os produtos, o Anti-Stress Renewal Moisturizer, hidratante leve desenvolvido para acalmar a inflamação e proteger contra o envelhecimento precoce.
Sensocosmético inteligente
Roberto Monteiro, CEO e sócio na Provital Brasil
“O estresse não é só uma questão da mente”, afirma Roberto Monteiro, CEO e sócio da Provital Brasil, observando que ele se manifesta na pele, causando vermelhidão, inflamação, sensibilidade extrema e até desequilíbrios no couro cabeludo.
O executivo defende que já é possível transformar o cuidado cosmético em uma experiência sensorial reparadora, que combate agressões externas e acalma a mente, destacando dois ativos inovadores da Provital que unem dermatologia e bem-estar emocional com eficácia comprovada: Senseryn™ e Agascalm™.
“O Senseryn™ evoca o poder do lúpulo, reconhecido por suas propriedades calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, em um sensocosmético inteligente”, descreve Monteiro. Ele explica que, ao estimular os receptores cutâneos T2Rs, o ativo reduz inflamações, reforça as defesas da pele e restaura seu conforto natural, proporcionando hidratação intensa, irritação reduzida e um alívio profundo que transcende o visível.
Já o Agascalm™, extraído da Agastache Mexicana, segundo Monteiro, combate vermelhidão e calor cutâneo, reduzindo a vasodilatação em 30% e a temperatura da pele em 4º C, até mesmo em casos de rosácea.
“Mais do que ativos, Senseryn™ e Agascalm™ são soluções que conectam ciência e emoção, criando cosméticos que protegem a pele e transformam rituais de cuidado em momentos de equilíbrio”, completa o CEO da Provital Brasil.
Inspiração em antidepressivos
Nathalie Lefebvre, gerente de negócios da linha de ativos naturais na Hallstar
“O mercado cosmético vive um novo capítulo: o da beleza emocional. No centro da psicodermatologia, o estresse é um dos maiores vilões da saúde cutânea”, observa Nathalie Lefebvre, gerente de negócios da linha de ativos naturais da Hallstar, comentando que rugas acentuadas, tom opaco e desconfortos são reflexos silenciosos da vida acelerada.
É nesse cenário que Nathalie apresenta o BLISS Oléoactif®, ativo que nasce da tecnologia sustentável Oléo-éco-extraction, combinando o óleo de girassol e extrato de tília, em um processo de extração sem solventes, que une performance, bem-estar e sustentabilidade.
Nathalie explica que, inspirado nos efeitos da fototerapia e dos antidepressivos, o BLISS Oléoactif® atua inibindo a enzima Monoamina Oxidase (MAO-A), estimulando a serotonina, neurotransmissor do bem-estar, e revertendo os efeitos negativos do estresse na pele.
“Queremos devolver serenidade à pele de forma ética, mensurável e natural”, afirma Nathalie, ressaltando que os resultados dos testes clínicos falam por si: -25% na profundidade e -26% no comprimento das rugas, com +28% de luminosidade. “BLISS Oléoactif® é um convite ao bem-estar refletido na pele”, completa.
Ativo neurocosmético
Thiago Duccini, gerente de marketing para Skin Care na Croda Latam
Thiago Duccini, gerente de marketing para Skin Care na Croda Latam, reforça que, para o desenvolvimento de novos ativos, a ciência cosmética vem se apoiando em estudos recentes que comprovam a estreita relação entre saúde da pele e estresse. “A psicodermatologia explora a conexão entre mente e pele, revelando como o estresse crônico impacta diretamente a saúde cutânea. Sob pressão constante, o corpo libera cortisol em excesso, comprometendo o sono, acelerando o envelhecimento e agravando sinais visíveis como rugas e ressecamento”, explica
Com base nesses estudos, a Croda lançou recentemente o Zenakine™, um ativo neurocosmético inovador. Segundo Duccini, trata-se de um posbiótico que atua como “cronobiomodulador” cutâneo: estimula a produção de melatonina e mensageiros da felicidade (dopamina, oxitocina), restaurando o ritmo circadiano da pele e ativando genes da longevidade.
Com eficácia clinicamente comprovada, os estudos demonstraram que Zenakine™ promove um cuidado integral: melhora a qualidade do sono (+14,8%), eleva a sensação de felicidade (+17,1%), além de suavizar as linhas de expressão. De acordo com Duccini, combinando efeito lifting (+13,3%) e alívio emocional instantâneo, Zenakine™ apaga as marcas do estresse e resgata a expressão de uma pele tranquila (veja na imagem).
“Ao agir nos eixos mente-sono-pele, Zenakine™ contribui para uma pele mais resiliente, uma mente mais tranquila e uma beleza regenerada de dentro para fora”, acrescenta o executivo da Croda.
Antagonista do glutamato
Wiron Viana, diretor comercial de Beauty & Personal Care, Home Care e I&I na IMCD
Já se conhece as propriedades do chá para a homeostasia do organismo, mas será que traria os mesmos benefícios para a pele? Wiron Viana, diretor comercial de Beauty & Personal Care, Home Care e I&I da IMCD Brasil, defende que sim e cita como exemplo o Infini´tea™ biofunctional, ativo da representada Ashland que tem tudo a ver com o bem-estar da pele.
“Infini´tea™ biofunctional é um sérum de chá ultrafresco para atingir uma pele tranquila e equilibrada, inspirado em neurocosméticos e ioga”, afirma Viana, acrescentando que ele é extraído das folhas da Camellia sinensis, utilizando a tecnologia Zeta fraction, sendo até 10 vezes mais concentrado em teanina do que o chá verde ou o chá preto.
Viana explica que a teanina atua como antagonista do glutamato, que tem sido descrito como responsável pelo agravamento dos problemas da pele, como o eczema. “Infini´tea™ biofunctional fornece aos formuladores uma solução altamente eficaz para recuperar o equilíbrio da pele”.
Para pesquisar os efeitos calmantes e as propriedades suavizantes do Infini´tea™ biofuncional, segundo o diretor da IMCD, a Ashland explorou dois caminhos inspirados na ciência neurocosmética: a competição da teanina contra a excitoxina do glutamato e a expressão de BDNF na pele.
Em estudo clínico realizado com 29 voluntários (mulheres e homens entre 34 e 64 anos), o grupo que usou um creme contendo Infini´tea a 1% por 6 semanas percebeu melhora da luminosidade e elasticidade da pele após 7 dias e hidratação e melhora da aparência geral da pele após 28 dias. Essas melhorias também foram observadas por especialistas.
Combate ao burnout cutâneo
Ana Paula Rezende, diretora de vendas e marketing na Solabia
“A pele reflete o que sentimos e o estresse pode afetar diretamente a saúde da pele, agravando condições como eczema, psoríase e urticária”, avalia Ana Paula Rezende, diretora de vendas e marketing da Solabia, comentando que o estresse contínuo pode levar ao burnout cutâneo, um estado de desgaste que compromete a vitalidade da pele. “Vale ressaltar que o cuidado ideal vai além dos tratamentos tópicos. Envolve também a busca por equilíbrio emocional com o apoio de especialistas”.
Para combater o burnout da pele com eficácia, o Grupo Solabia desenvolveu o RESISTRESS®, ativo derivado das flores de Sophora japonica e enriquecido com dímeros de quercetina, por meio de uma tecnologia patenteada de bioconversão de polifenóis. “RESISTRESS® estimula as defesas antioxidantes naturais da pele, inibindo a proteína-chave Keap-1 e ativando enzimas como SOD e catalase, o que aumenta a capacidade antioxidante total da pele”, explica Ana Paula.
Além disso, segundo a executiva da Solabia, RESISTRESS® acelera os processos de regeneração cutânea, com resultados comprovados em um teste in vitro, que registou em vídeo a regeneração da pele a cada 30 minutos por 48 horas. Os resultados demonstraram que o ativo estimula a produção de colágeno tipo I, conhecido como a “proteína da juventude”, altamente sensível ao estresse oxidativo. “Em resumo, RESISTRESS® fortalece a pele, aumentando sua resistência”.
Ana Paula adianta que durante a in-cosmetics Latin America 2025, a Solabia apresentará uma nova versão de um de seus ativos mais inovadores, desenvolvido para combater o estresse duplo, ambiental e psicológico. “Ele oferece proteção antioxidante avançada, fortalece a estrutura da pele, controla a inflamação, regula o cortisol e preserva a integridade da matriz extracelular, promovendo uma pele mais equilibrada, resistente e saudável”.
Competindo com o cortisol
Carlos Praes, diretor técnico na Cosmera Ingredients
Na avaliação de Carlos Praes, pioneiro nas pesquisas da neurociência cosmética no Brasil e diretor técnico da Cosmera Ingredients o estresse crônico é um dos principais gatilhos do envelhecimento precoce da pele, afetando seu equilíbrio neuroimunoendócrino.
“A psicodermatologia e a neurociência cosmética vêm explorando ingredientes que atuam no eixo pele-cérebro para minimizar esses impactos”, diz Praes, que cita como exemplo o Algaktiv® Zen, ativo biotecnológico derivado de microalgas, que resgata o ritmo circadiano da pele e reduz os sinais do estresse emocional, distribuído com exclusividade pela Cosmera Ingredients.
De acordo com o especialista, o Algaktiv® Zen atua como adaptógeno cutâneo ao competir com o cortisol pelos receptores de glicocorticoide, prevenindo o afinamento epidérmico, rugas e ressecamento. “Ele também normaliza a expressão das calicreínas, essenciais para renovação e integridade da barreira cutânea”.
Resultados mostram redução de 15% das rugas em duas semanas, 20% mais luminosidade e 29% de melhora em ictiose no primeiro mês. “Alta tecnologia neurocosmética como o Algaktiv® Zen é estratégica para restaurar a comunicação entre cérebro e pele, resgatando a vitalidade frente ao estresse urbano”, destaca Praes.
Proteção neurossensorial
Rosangela Barzinski Gonzalez, gerente técnica de PC & HC Latam na Barentz
Rosangela Barzinski Gonzalez, gerente técnica de PC & HC Latam da Barentz, concorda que o estresse não impacta apenas a mente, mas também altera profundamente a fisiologia da pele. “Em um cenário de sobrecarga emocional, a cosmética evolui com a psicodermatologia, que explora como as emoções afetam a pele e como, por vias neurais, ela pode também influenciar o bem-estar”.
A gerente da Barentz explica que o estresse crônico e o envelhecimento reduzem a densidade e a atividade dos neurônios sensoriais cutâneos, comprometendo a resposta ao toque, a regeneração e a percepção de conforto. Isso prejudica o eixo pele-cérebro, agravando a sensibilidade, a inflamação e o envelhecimento.
“TiMOOD™ representa uma nova geração de ingredientes que atuam diretamente no eixo pele-cérebro”, afirma Rosangela, explicando que o ativo derivado da Timut Pepper do Himalaia estimula a regeneração de neurônios da pele e a liberação de dopamina. Estudos indicam que ele promove sensação de prazer e restaura a função sensorial da pele. Em testes in vitro, aumentou a proliferação celular e protegeu a integridade neurossensorial da pele. “Ideal para peles emocionalmente reativas ou expostas ao estresse crônico, TiMOOD™ entrega bem-estar visível e emocionalmente percebido”.
Para potencializar ação regeneradora do TiMOOD™, Rosangela sugere que ele pode ser associado ao IceAwake™, ativo bioenergético que estimula a função mitocondrial e revitaliza peles fatigadas, como após noites mal dormidas. “Juntos oferecem uma solução completa: equilíbrio emocional e reativação celular em um verdadeiro ritual de reset para a pele e para a mente”.
Efeito “yoga skin”
Mariana Guimarães, gerente de negócios de Personal Care na Dinaco
“Com rotinas cada vez mais intensas, muitas pessoas têm enfrentado altos níveis de estresse e ansiedade. Esse cenário não afeta apenas o bem-estar mental, mas também a saúde da pele, levando os consumidores a repensarem seus rituais de cuidado”, observa Mariana Guimarães, gerente de negócios de Personal Care da Dinaco, acrescentando que, mais do que resultados estéticos imediatos, cresce a demanda por cosméticos que também proporcionem conforto emocional e atuem como ferramentas de bem-estar no dia a dia.
Um dos destaques da Dinaco é o Oxylance™, ingrediente botânico da Lubrizol. Segundo Mariana, o ativo imita a adaptação genética tibetana às condições de hipóxia, elevando os níveis de HIF-1α e reduzindo HIF-2α na pele para maior entrega de oxigênio ao tecido. Nos testes clínicos, promoveu melhora da luminosidade, redução de rugas e aumento da sensação de bem-estar, comparável à prática de yoga. “O resultado é uma pele radiante, com aparência saudável e efeito ‘yoga skin’’, afirma.
A executiva da Dinaco destaca também o YouSIA™, ativo inspirado na neurociência e desenvolvido pela TS Biotech. A ação acontece em três frentes: estimula os neurotransmissores do bem-estar (ocitocina, serotonina e β-endorfina), com melhora de 5 vezes no estado emocional após 28 dias; regula a produção de sebo, e inibe a 5α-redutase, atuando na causa da acne e reduzindo inflamações cutâneas, como TNF-α e interleucinas. O resultado é uma melhora visível da acne e do bem-estar emocional.
“Juntos, esses ativos oferecem uma abordagem inovadora para formulações que cuidam da pele e da mente, um verdadeiro skincare emocional”, garante Mariana.
Estímulo à melatonina
Maricelma Roge Ferreira, técnica de laboratório de Personal Care na Brenntag
Maricelma Roge Ferreira, técnica de laboratório de Personal Care da Brenntag, distribuidora global de ingredientes, confirmando que a pele é um sistema sensorial complexo, ligado diretamente ao sistema nervoso central, destaca que suas terminações nervosas captam emoções que afetam sua saúde: “Quando equilibradas, promovem o bem-estar emocional. Desequilíbrios podem causar doenças como psoríase e dermatite”.
Para combater os efeitos do estresse na pele, a Brenntag criou a formulação Anti-stress Night Cream. “A inovação do creme noturno está na combinação dos ingredientes Zenaquini™, da Croda, e BELSIL® EG 1200, da Wacker”, diz Maricelma.
O Zenaquini™, ingrediente de origem probiótica, segundo Maricelma, estimula a produção de melatonina na pele, hormônio ligado ao ciclo circadiano e regeneração celular. Isso ajuda a reduzir os impactos do estresse, fortalecendo a barreira cutânea e promovendo um aspecto saudável e radiante.
Já o BELSIL® EG 1200, silicone modificado hidrossolúvel, proporciona toque sedoso, melhora a espalhabilidade, forma filme protetor e mantém a hidratação, garantindo maciez e sensação aveludada.
A especialista da Brenntag afirma que a sinergia dos ativos oferece cuidado intensivo no descanso, momento de maior receptividade da pele à regeneração. “Unimos ciência, sensorialidade e eficácia para um tratamento completo, que vai além da estética e contribui para o equilíbrio físico e emocional”.
Teen Wellness
Entre as previsões do relatório anual “The Future of Wellness 2025 Trends”, do Global Wellness Summit (GWS) a tendência Teen Wellness deverá impulsionar as marcas de beleza a abordar ainda mais a Geração Alfa, mas em vez de criar esfoliantes para a pele e cuidados com os cabelos, elas precisarão priorizar a incorporação de ingredientes que melhoram o humor em produtos e ajudá-los a cultivar um relacionamento saudável com cosméticos e autoimagem que priorize o amor-próprio e a autenticidade.
Manifestação de sentimentos
“Em 2026, nossa pele será vista como uma manifestação externa de nossos sentimentos internos. Emergindo de um período de fluxo em que a pele sentiu e mostrou o peso do estresse, estilo de vida e mudanças hormonais, uma abordagem holística contínua para a saúde da pele começará a abranger a conexão mente-pele muito mais do que nunca”, prevê Sienna Piccioni, head beauty na WGSN.
Segundo a Sienna, haverá uma compreensão mais profunda de que o estado da pele é fluido e pode mudar várias vezes ao dia devido a fatores internos e externos. “Produtos e linhas que podem se flexibilizar e se adaptar de acordo com as necessidades e o estado de espírito da pele irão apelar para restaurar o equilíbrio da pele”.
Brasil é o 4º mais estressado
Desenvolver produtos que ajudam a aliviar o estresse é especialmente uma oportunidade no Brasil, o quarto país mais estressado do mundo, com 42% dos entrevistados manifestando que, durante o último ano, alguma vez sentiu-se estressado a ponto de ter um impacto em sua vida diária, atrás apenas da Suécia, Turquia e Polônia, de acordo com o relatório global “World Mental Health Day 2024”, divulgado pelo Instituto Ipsos em outubro de 2024.
Os brasileiros que participaram da pesquisa indicaram a saúde mental como o principal problema de saúde enfrentado no país. Nos últimos anos, o índice de preocupação com saúde mental aumentou. Apenas 18% citavam a saúde mental como o principal problema, em 2018. O salto aconteceu durante a pandemia, quando o tema foi o mais citado por 40% dos entrevistados em 2021, 49% em 2022 e 52% no ano passado, atingindo um novo pico agora em 2024, com 54%.
Além disso, os brasileiros estão cada vez mais cientes do aumento do estresse como um problema significativo. Por isso, cerca de 77% da população já refletiu sobre a importância de cuidar da saúde mental, um percentual bastante expressivo.